
As últimas décadas foram de mudanças rápidas e muito transformadoras! Um pilar importante na construção de uma educação significativa é a capacidade de se adaptar aos novos tempos. Conforme a sociedade vai mudando, a educação escolar precisa ir se moldando e, mais do que isso, precisa se mostrar interessante, diante de tantos estímulos que existem para os jovens. Atenta a essas transformações e na busca por oferecer um ensino de qualidade, o Colégio Bittencourt tem apostado em alternativas para que o conhecimento seja absorvido de várias formas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Bittencourt, Cláudia Vieira Melo Santos, ao longo da última década, a escola reposicionou o seu currículo e, consequentemente, o seu olhar para o Ensino Médio, na adoção de estrutura curricular por competências, para que os alunos possam realizar suas próprias leituras de mundo. “Dessa forma, despertando o que existe em toda pessoa aprendiz, um lado pesquisador, descobridor e conquistador, além de sensibilizá-los dessa maneira para os conhecimentos científicos, culturais e artísticos que são parte da vida presente e que serão parte do futuro de cada um”, explica.
A jornada do aluno no Ensino Médio no Colégio Bittencourt apresenta mudanças profundas. “Tivemos que estruturar o Ensino Médio com um currículo que valorize o nosso DNA de compromisso com a formação integral dos alunos ao longo da sua vida escolar, buscando contemplar diferentes necessidades e interesses, bem como provocar maior autonomia e protagonismo, promover o ambiente de aprendizagem conectado com os jovens e com os tempos atuais”, complementa a coordenadora pedagógica.
“A paixão pela educação, a nossa proposta pedagógica alinhada às múltiplas inteligências e a crença de que cada escola é única nos permite construir pontes entre a educação de hoje e as necessidades do amanhã”.

1º LUGAR EM REDAÇÃO DO ENEM 2023 EM CAMPOS
Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de desenvolver e preparar os alunos para os desafios escolares e da vida social, o Bittencourt tem refinado sua proposta pedagógica e focado na preparação dos seus alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e para o mercado de trabalho. E o resultado veio: recentemente, a escola conquistou o 1º lugar em Redação do ENEM 2023 em Campos, “um marco de muito orgulho”, destaca Cláudia.
– Reposicionamos a escola em termos de desempenho no ENEM, olhando sempre para os resultados. Chegar neste estágio envolve uma combinação entre a excelência de trabalho oferecido e o engajamento dos alunos. Uma conquista de muitas mãos! Nosso time de professores tem trabalhado alinhado ao nosso propósito, envolvendo os alunos numa perspectiva de uma postura de comprometimento, determinação e constância no processo de aprendizagem – explica a coordenadora.
A aluna Ahyúnne Ramos, de 17 anos – 11 deles como aluna do Bittencourt -, tem se preparado para o vestibular de Medicina, e detalha o quanto o Bittencourt tem se preocupado com a sua preparação como um todo. “Além do conhecimento, tem todo um cuidado com o psicológico, um acompanhamento pedagógico e boas ferramentas de estudo, como o pré-vestibular, às segundas e quintas-feiras, no contraturno, que nos dá uma boa preparação e muitas oportunidades de treinar para as provas. Além disso, temos monitoria entre nós alunos, onde o aluno que se destaca mais em alguma matéria atua como monitor e auxilia os demais. Tenho certeza de que estou no caminho certo, e disposta a tentar quantas vezes forem necessário”, comenta a jovem estudante.
Já o aluno Lucas Corrêa Paes, de 18 anos, almeja passar no concurso para a Academia da Força Aérea (AFA), para se tornar um profissional na Força Aérea Brasileira, e já tem movimentado os estudos para esse caminho. “É uma prova muito disputada e exige um nível bem alto de conhecimento. Cheguei a fazer uma prova, porém tive que conciliar com esse último ano do Ensino Médio, e não passei por pouquinho. Porém, no ano que vem, com mais tempo para me dedicar, devo fazer novamente. Foi uma experiência muito boa! A forma como aprendemos a estudar aqui, a constância, o gerenciamento do tempo, das emoções, vão me dar uma boa estrutura para seguir com as provas de concurso”, conta Lucas.

PARCERIA COM A FACULDADE DE MEDICINA
A escola tem buscado caminhos para tornar o aprender mais interessante, visando promover um ensino que possa criar novas conexões entre os saberes dos estudantes, suas expectativas e o conhecimento escolar. “Assim, o Bittencourt tem proporcionado aos alunos uma experiência com o universo acadêmico, através da parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com aulas de Química e Biologia dentro desse espaço acadêmico. As aulas acontecem uma vez na semana, de forma interdisciplinar, através de atividades práticas que estimulem a observação, a pesquisa e o experimento, visando ampliar os conhecimentos que levem o educando a interagir com o objeto de conhecimento, mas, sobretudo, desenvolver o protagonismo juvenil”, explica Cláudia.

@colegiobittencourt