ENTRE NÓS,CRIATIVIDADE E AFETO

Do sonho de manter técnicas milenares vivas e permitir que as novas gerações pratiquem o artesanato tanto como um hobby, quanto como uma profissão de alto valor, surgiu o Entrenós Atelier Criativo. Comandado e idealizado por Quesia Peres, empresária do ramo das embalagens de várias marcas e eventos, e Elda Pacheco, outra empreendedora do ramo de artesanato, o ateliê é um lugar para unir pessoas e proporcionar um espaço de criação, ensino e multiplicação de recursos, com a função de impulsionar artistas a conhecer o seu real valor.

No local são ofertados cursos, workshops, encontros de profissionais, vernissages, treinamentos, oficinas e colônia de férias infantis, além de uma loja com insumos para os cursos e peças feitas pelas artesãs e alunos. “Abriremos espaço colaborativo, para divulgação de marcas”, acrescenta Quesia. As duas empresárias vieram de famílias extremamente criativas e apaixonadas por arte, e isso as levou a ter um senso criativo e estético muito latente. Suas raízes também permitiram que elas entendessem bem a importância do artesanato e sua capacidade de transformar realidades.

“Estudos defendem os benefícios do artesanato para a saúde, por meio da participação ativa ou passiva, através de atividades que envolvem pessoas, criatividade, movimento, cores, ambientes novos, música, experiências, tanto em tratamentos como prevenção de várias enfermidades. O que a arte gera nas pessoas é incontestável. Como efeito terapêutico, a arte se destaca, aguçando a sensibilidade, a coordenação motora fina e grossa, e a percepção do espaço inserido, o aumento da autoestima, despertando bons sentimentos.”

Para aqueles que desejam começar a praticar o artesanato e usá-lo como fonte de renda, Quesia indica começar procurando uma técnica com a qual se identifique e, a partir daí, buscar conhecimento através de mentores, otimizando tempo e matérias. Ela destaca que também é essencial aprender sobre gestão de negócios, escolher um nicho para atuar – como moda, decoração, maternidade e enxoval, por exemplo -, fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo, além de ter bons relacionamentos e obter uma forma de divulgação e ferramentas de vendas adequadas.

10 MOTIVOS PARA FAZER ARTESANATO:

1 – Melhora a autoconfiança e capacidade de auto superação;

2 – Melhora a concentração e atenção plena;

3 – Permite descoberta de novas habilidades e talentos;

4 – Promove olhar apurado e detalhista;

5 – Estimula a criatividade, que é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada;

6 – Aumenta a resiliência e capacidade de resolução de problemas;

7 – Promove a socialização e conhecimento de novas pessoas;

8 – Desenvolve a coordenação motora;

9 – Proporciona sensação de relaxamento, reduzindo stress;

10 – Protege o cérebro contra falhas de memória;

Fotos: Thássia Stutz

POR QUE PRESENTEAR COM ARTESANATO?

1 – Produto diferenciado;
2 – Apoia economia local;
3 – Personalização detalhada;
4 – Valorização cultural;
5- Agregador, valoriza o meio ambiente;