Em um mundo onde a igualdade e respeito à diversidade estão sendo conquistadas cada vez mais, a Educação Inclusiva surge para transformar salas de aula em espaços acolhedores para todos. Nesse movimento, as instituições salesianas destacam-se por promover uma abordagem educacional que vai além dos limites tradicionais. O Instituto Dom Bosco – Salesiano Campos não apenas abraça a diversidade, mas também a celebra, moldando mentes jovens com uma visão que transcende barreiras. Segundo Carla Ernesto, supervisora pedagógica da escola, o Colégio Salesiano acredita em uma Educação Inclusiva, tendo o acolhimento como princípio, para que o processo educacional seja potencializado e respeitado. “Permitimos que as famílias percebam que somos um colégio que acolhe, educa e evangeliza, respeitando assim as individualidades de cada educando dentro do processo pedagógico”, conta.
“Trabalhamos para que os educandos com deficiência não estejam apenas presentes em nosso espaço educacional, mas pertencentes ao grupo escolar, vivenciando todo processo social e educacional, tendo o carisma Salesiano.”

A Educação Inclusiva baseia-se na igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da Educação, tendo a igualdade e a diferença como valores indissociáveis. É nessas práticas, afirma Carla, que o colégio Salesiano acredita e desenvolve. Pessoas com deficiência têm todos os seus direitos garantidos por lei, inclusive o direito ao acesso ao ensino regular e à educação de qualidade. “Os alunos são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, ações individualizadas e a visão de que na inclusão deve haver o desenvolvimento de novas habilidades e reforço das potencialidades são inatos às nossas práticas”, pontua. A supervisora afirma que o número de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtornos do Neurodesenvolvimento e Síndromes Congênitas está cada vez maior em nossa sociedade, graças aos avanços da Ciência e à capacitação de profissionais da área da saúde e terapêutica. Sendo assim, a Educação Inclusiva se faz cada vez mais necessária para criar um mundo mais justo e igualitário para todos.
@salesiano_campos