Quando falamos em cuidados com a saúde, é importante buscar profissionais qualificados e com expertise. Mas além do conhecimento técnico, um atendimento humanizado também é fundamental para que o médico consiga ajudar o paciente em sua reabilitação. Em Campos, o Hospital Geral ProntoCardio consegue unir esses dois fatores com maestria.
De acordo com a diretora operacional do hospital, Claryssa Batista, a abordagem do ProntoCardio é centrada no paciente e não se limita apenas ao aspecto clínico, se estendendo também para o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes. “Nós reconhecemos que não se trata apenas de um diferencial, mas de um pilar fundamental na prestação de serviços de saúde”, diz, destacando que isso se alinha com a missão do hospital de oferecer cuidados excepcionais aos pacientes, incluindo tratamento médico de qualidade, compreensão, empatia e respeito por suas necessidades individuais.

No pós-exames, Gabriel Farhat destaca o cuidado com o café servido ao final. Foto: Rafael Ribeiro
A unidade está constantemente buscando maneiras de aprimorar seu atendimento humanizado, a fim de tornar a sua abordagem cada vez mais holística e completa, pontua a diretora:
“Oferecer um atendimento humanizado ao paciente é essencial para a manutenção e restauração de sua saúde. Quando os pacientes se sentem acolhidos, ouvidos e respeitados, isso contribui para um ambiente propício à cura. Pacientes que se sentem valorizados tendem a aderir melhor ao tratamento, comunicar de maneira mais eficaz seus sintomas e preocupações, o que, por sua vez, auxilia os profissionais de saúde a tomar decisões mais embasadas e a proporcionar um cuidado eficiente.”
Claryssa ressalta que diversos estudos já comprovaram o quanto o estado de espírito e a mentalidade de uma pessoa acometida por uma doença podem afetar seu tratamento, “então proporcionar um ambiente pacífico e de amabilidade faz parte desse tratamento.”
Para garantir isso, a comunicação do hospital está sendo aprimorada em diversos níveis, para que o paciente seja acompanhado em todas as etapas da sua passagem pelo ProntoCardio. O atendimento humanizado também é assegurado através de diversas ações e cuidados, incluindo treinamento e capacitação regular dos profissionais e a promoção de um ambiente de trabalho colaborativo e respeitoso.

Foto: Rafael Ribeiro
– Acreditamos que profissionais satisfeitos tendem a oferecer um atendimento mais caloroso aos pacientes – conta Mariana Lanes, também diretora operacional: “Além disso, nossos investimentos em tecnologia e segurança não cessam, para que o ProntoCardio seja o primeiro pensamento quando o
paciente precisar de um local seguro e acolhedor”.