ZÉ RONALDO: O “CARA” DAS MARCAS

De uma criatividade ilimitada e senso estético indiscutível, o designer gráfico Zé Ronaldo Araújo é conhecido por criar a identidade de várias marcas por todo o Estado do Rio de Janeiro. O campista, que se formou pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua há mais de 30 anos no mercado. Especialista em Branding e Criação de Sistemas de Identidade Visual, Zé Ronaldo explica que é preciso mergulhar no conceito que o cliente quer transmitir, pois a marca será uma ferramenta de comunicação dessa ideia.

Ele conta que procura fazer uma imersão no cliente, entender os valores que ele quer transmitir, conhecer bem o produto ou serviço que ele vende, além de muito estudo. “Minhas criações também têm a inspiração do estilo Bauhaus, que evidencia linhas retas e linhas retas com curvas no desenho. Antes das minhas ideias irem para o papel, eu já tracei todo um processo mental de criação”, comenta o designer.

“As marcas precisam provocar emoção para gerar boas memórias, e precisam estar conectadas com os negócios. No meu processo de criação, eu costumo usar muita cor, ora cores mais quentes, ora cores mais frias, mas na maioria das vezes elas estão nas minhas criações.”

Além da sua autenticidade e experiência para criar, Zé Ronaldo costuma buscar referências fora do Brasil, sempre de olho no que está acontecendo no cenário do design mundial. “Além de conhecer bem o cliente antes de criar, eu sempre faço muita pesquisa. Eu gosto de criar marcas atemporais, que daqui a 20 anos ainda vão estar fazendo sentido. Então, nos meus estudos, busco sempre um pouco de modernidade para conseguir entregar projetos arrojados”, enfatiza Zé.

Ele conta que um dos desafios nessa jornada foi a adequação do analógico para o digital. “Passei um tempo no Rio depois de formado e depois voltei para Campos por conta das demandas, finquei o pé por aqui e deu muito certo. Passei por vários processos dentro da própria carreira, eu comecei no analógico, onde tudo era desenhado à mão. Mantive essa prática por muito tempo e fui me adaptando aos programas gráficos, me inserindo no mundo digital. Hoje ainda desenvolvo algumas marcas e processos de branding no papel, nos rafes, como costumamos falar, mas a finalização sempre se dá no digital”, destaca.

No seu portfólio, Zé coleciona grandes marcas como Femac/Galeria Femac, To-Itz, Associação do Ministério Público do Rio (Amperj), DeBrunelli Dermatologia, Construcon, Noêmia Joias, Colégio Regina, Vila Marítima, e a própria Revista Fever. “Algumas marcas foram feitas há muitos anos, e recentemente as revisitei. Com o passar do tempo, muitas coisas mudam, e a marca precisa continuar sendo eficaz na comunicação do negócio. Outro ponto importante é a dobradinha entre o designer e o arquiteto. Eu procuro sempre me alinhar com o arquiteto, para que juntos possamos ter um visual único. Eu mergulho em cada trabalho”, finaliza Zé Ronaldo.

@zeronaldoaraujo