
O envelhecimento é um processo natural da vida, mas com tantos avanços da Medicina é claro que dá pra envelhecer de forma saudável e plena, com uma aparência mais jovem associada a um estilo de vida que visa a promoção da saúde, bem-estar e funcionalidade. A chave está em abraçar o envelhecimento e acolher a idade com gratidão, como diz a dermatologista Paula Artiles, à frente da Clínica Paula Artiles Dermatologia. Ela conversou com a Revista Fever sobre gerenciamento do envelhecimento e citou os protocolos de tratamentos da clínica, que garantem a naturalidade e beleza dos pacientes neste processo, “com amor, cuidado e muito embasamento científico”.
Revista Fever – O que é necessário para homens e mulheres terem um envelhecimento agradável e viverem sua melhor versão?
Dra. Paula Artiles – Em primeiro lugar, acolher a idade, e sentir gratidão por cada dia vivido! Iremos envelhecer, isso é um fato. Mas esse processo pode se tornar algo muito prazeroso, a partir do momento que entendemos que beleza e idade não precisam ser contrários. Na verdade, podem e devem caminhar juntos! Com os tratamentos e tecnologias que temos na clínica é possível gerenciar seu envelhecimento e amar sua imagem no espelho em qualquer idade.
Fever – Em tempos de exposição em redes sociais e muita comparação, tanto entre mulheres quanto entre homens, o envelhecimento tornou-se um vilão. Qual a melhor forma de lidar com este processo tão natural para todos?
Dra. Paula – Entendendo que envelhecer pode ser um processo lindo! Se estamos envelhecendo é porque estamos vivendo, e isso por si só já é uma dádiva. Envelhecer é amadurecimento físico e espiritual, e isso faz parte da beleza da vida. Infelizmente as redes sociais acabam criando comparações injustas e alvos impossíveis (e totalmente falsos) de beleza. Daí surgem resultados tão assustadores, e essa disfunção de imagem que muitos vivemos hoje. A verdadeira beleza é bem mais sutil! Cada um de nós possui pontos únicos, que podem ser destacados com procedimentos e técnicas que respeitem sua identidade. Somos únicos!

Fever – Como funciona na Medicina o gerenciamento do envelhecimento? Ela é preventiva?
Dra. Paula – Ela combina prevenção com intervenção. Quando falamos de beleza natural, o tempo é nosso grande aliado. Procedimentos corretos feitos ao longo do tempo trazem resultados belos e duradouros. Porém, também é possível realizar procedimentos que tragam respostas em prazos mais curtos, revertendo sinais de envelhecimento mais severos e recuperando a autoestima do paciente. A melhor forma de gerenciar o envelhecimento é estando em contato constante com sua dermato. Dessa forma, vamos construindo aos poucos uma beleza marcante, natural e respeitosa.
Fever – Quais são as maiores queixas dos pacientes quanto aos sinais de envelhecimento?
Dra. Paula – Na maior parte das vezes é a sensação do rosto “derretendo”. A partir dos 30 anos nosso rosto já começa a ter as primeiras alterações visíveis do envelhecimento, e começamos a perder os contornos e volume do rosto. Além disso, nossa produção de colágeno cessa e o mesmo passa a ser degradado com mais velocidade. E então, a cada ano que passa, essas alterações ocorrem mais rapidamente, impactando fortemente na autoestima dos pacientes.

Fever – Cite os protocolos criados pela clínica para proporcionar um envelhecimento mais feliz.
Dra. Paula – Entendendo que a anatomia do nosso rosto é tridimensional e possui várias camadas, é importante tratarmos todas elas para um resultado natural e efetivo. Sendo assim, dividimos os tratamentos em quatro pilares principais:
Pilar 1 – Tratamento com toxina botulínica (o famoso botox) para tratar as rugas de expressão e melhorar o contorno facial;
Pilar 2 – Preenchedores/Harmonização facial, que devolve volume, contorno e sustentação ao rosto, além de realçar pontos de beleza;
Pilar 3 – Injetáveis e tecnologias que estimulam a produção de colágeno. Entre eles o Ultraformer MPT e o Sculptra, que são tratamentos consagrados aqui na clínica, com resultados belíssimos e duradouros;
Pilar 4 – Que consiste na melhora da qualidade da pele. Nele usamos e abusamos de tratamentos a laser, microagulhamento, injetáveis, peelings, etc. Também contamos com protocolos personalizados para queixas específicas, como área dos olhos, papada, bumbum, abdome, etc.
Um dos protocolos mais buscados é o Beautification, onde usamos entre três e quatro seringas para destacar pontos de beleza. O resultado é imediato, e encantador!
@paulaartiles_dermato
