Você é o que come

Para ter uma pele bonita e saudável é necessário cuidar da saúde do corpo de dentro para fora, investindo numa alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes. Quando a alimentação não é a ideal, também não há o fluxo de sangue
e linfa adequados, com isso o corpo começa a acumular o lixo das reações que ocorrem naturalmente no organismo, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Francine Bellei, proprietária da clínica que leva seu nome.

“Fast food, enlatados e alimentos que têm alto teor de açúcar, isso tudo inflama o nosso organismo, repercutindo diretamente no funcionamento de todo o nosso corpo. Não é só para celulite e gordura, mas principalmente para
a saúde, que repercute na pele. Os alimentos que inflamam fazem uma acidificação metabólica no nosso organismo, gerando maior acúmulo de CO2 em todos os nossos órgãos e pele, de modo que o oxigênio não consiga circular.”

Foto: Mood Conteúdo

Quando não há uma boa alimentação, detalha ela, a matriz extracelular, responsável por banhar as células e levar informações para a pele, fica mais poluída, sem conseguir levar nutrição, vitaminas, minerais e água que a pele necessita para ficar saudável. A produção de colágeno também diminui, pois este não sobrevive numa pele desidratada. Além dos inflamatórios, algumas pessoas também precisam evitar certos alimentos, como tomate, pepino, feijão e farinha, por exemplo, que podem afetar a microbiota intestinal, resultando em acne, ressecamento e inflamação da pele.


Mas para um diagnóstico adequado é necessário consultar uma nutricionista especializada em modulação e microbiota intestinal, destaca a fisioterapeuta, informando que na Clínica Francine Bellei há essa profissional: A Lara Bellei identifica os alimentos que são inflamatórios para a pele daquela pessoa e retira da dieta dela. É algo personalizado que a gente faz aqui na clínica, afirma Francine. A empresária segue à risca esses cuidados. Sua alimentação é rica em verduras e legumes e, apesar de gostar muito de doce, tenta comê-lo o menos possível. Além de dieta equilibrada, Francine indica ter um sono de qualidade, beber muita água e praticar atividade física.

-A pessoa que busca o rejuvenescimento e tem flacidez deve evitar alguns exercícios de alto impacto – aconselha. Segundo ela, também é importante cuidar da saúde emocional: alto nível de ansiedade ou estresse impacta diretamente na absorção de vitaminas pela pele.