UMA HISTÓRIA, UM LEGADO

A joia vai da versatilidade a algo muito exclusivo. Uma peça pode ser atemporal, servir para todas as idades, marcar diversos momentos da vida e ao mesmo tempo ser tão particular, tão personalizado. É nesse universo, com a ideia de oferecer experiências e marcar momentos através das joias, que a Noêmia Joias completa 40 anos, celebrando a empresa familiar hoje administrada pelos irmãos Juliana e Arthur Viana.

A marca, que reúne nove lojas entre as cidades de Campos, São Francisco do Itabapoana, Nova Friburgo e Macaé, é uma herança histórica deixada pela mãe Noêmia Viana, que é lembrada pelo trabalho e dedicação que empenhou no seu negócio por várias décadas.

Juliana lembra com carinho dos ensinamentos deixados pela mãe e destaca o compromisso que ela e o irmão Arthur têm com a marca. A Fever bateu um papo com Juliana, que compartilhou alguns detalhes dessa jornada.

Fever – O que esse marco de quatro décadas significa para vocês, já que estamos falando de uma empresa familiar e tradicional no Norte Fluminense?

Juliana – Eu vou fazer 41 anos de idade e tenho uma foto em que estou no colo da minha mãe na inauguração da primeira loja da Noêmia Joias. Este é um ano de muito agradecimento e comemoração, pois além dos 40 anos da marca, estamos realizando um dos sonhos que mamãe tinha, de termos nossa própria fábrica de alianças.

Fever – Uma empresa tão consolidada, com várias unidades distribuídas pela região, Noêmia Joias trilhou uma história de empreendedorismo. O que você compartilharia desses 40 anos? Quais as experiências, os aprendizados e as dificuldades?

Juliana – Eu diria que a Noêmia teve muito mais dificuldade no início, ela era sozinha, a gente sabe como era difícil porque vivenciamos muita coisa com ela. Eu lembro que na nossa infância, ela viajava sozinha, naquela época de ônibus, voltava cansada, mas sempre preocupada com o trabalho e com a família. Passamos muitos Natais dentro da loja, trabalhando até tarde da noite. É aquele velho ditado, “todo mundo vê a água que eu bebo, mas ninguém vê a sede que eu passo”. Nossa experiência é de que o trabalho com dedicação, dá retorno.

Fever – Como vocês se sentem ao oferecer uma experiência através das joias? Como é essa responsabilidade de levar às pessoas lembranças e carinho através dessas peças?

Juliana – Eu confesso que ainda me emociono com a experiência através das joias. Nós temos nove lojas, mas cada uma delas tem uma curadoria diferente, cada loja tem o seu jeitinho, um estilo de cliente, um estilo de vendedoras, nos moldamos a cada perfil, assim como as possibilidades com as joias. Nunca um anel é só um anel, nunca uma aliança é só uma aliança. Geralmente essas peças surgem para marcar algo muito especial, um nascimento, um aniversário de 15 anos, ou simplesmente o gesto de presentear alguém amado.

Fever – A Noêmia Joias tem opções para todas as idades e todas as pessoas. Como é para vocês ter um nicho que apesar de tão específicos, tem opção para todos?

Juliana – É algo tão específico e ao mesmo tempo repleto de opções. Vai desde o brinquinho do recém-nascido até um anel de bodas de ouro.

Fever – Não há como falar de Noêmia Joias e não lembrar do legado deixado pela sua mãe, a Noêmia. Quais ensinamentos deixados por ela? O que dela ainda é muito presente no perfil da marca?

Juliana – Ela sempre falou muito com a gente sobre a lei de Deus. Sempre pontuou sobre a responsabilidade das nossas ações com as pessoas, de se preocupar em não ferir o próximo, acreditando que o universo devolve esse cuidado para nós. Noêmia nos ensinou sobre a importância de ter bons fornecedores, que um bom fornecedor vai estar ao seu lado para resolver qualquer problema.

Quatro décadas de Noêmia Joias

Além da fábrica de alianças, a Noêmia Joias tem um escritório exclusivo para atendimento vip. A marca conta com três ourives, uma oficina de joias que possui uma máquina de solda a laser – a única joalheria do interior do Rio de Janeiro – uma máquina de gravação a laser, capaz de fazer o recorte que o cliente desejar. Tudo isso para conferir exclusividade ao cliente. Além disso, na oficina é possível reformular uma joia antiga e incrementá-la, destaca Juliana.

“Quando o assunto é joia, o cliente busca qualidade. Somos uma empresa sólida que está completando 40 anos e possui mais de 70 funcionários, então a gente tenta buscar o melhor produto, oferecer o melhor local e o melhor atendimento. Confiamos no nosso produto, e quando há briga por modelo ou por preço, a gente fica com o coração leve, pois parcelamos mais vezes quando podemos, damos desconto quando é possível, fazemos aquilo que dá pelo cliente, mas sempre acreditando no nosso produto”.