
À medida que o design de interiores evolui, os revestimentos e acabamentos ganham ainda mais destaque na criação de ambientes confortáveis, funcionais e visualmente impactantes. Se você está planejando reformar ou construir sua casa ou ambiente de trabalho, confira as principais tendências que estão marcando o setor de revestimentos e acabamentos agora em 2025.
Entre as tendências está uma revisita aos clássicos, com a tecnologia de ponta do presente, aponta Joseane Novaski, gerente de vendas da Portobello Shop, que se destaca pela alta qualidade e variedade de revestimentos, inovação em design, personalização no atelier, compromisso com sustentabilidade, atendimento especializado e soluções completas para projetos exclusivos.
– Assim como na moda, o design e a arquitetura também possuem seus ciclos. De tempos em tempos, identificamos signos e referências retornarem aos holofotes. Há alguns anos identificamos uma intensificação desses desejos, a valorização de produtos que fizeram sucesso no passado voltando como best sellers. No revestimento isso também ocorre, estamos num momento de retorno aos grandes clássicos, de valorização do atemporal – destaca.
Uma das tendências apontadas pelo Trendbook 2025 da Portobello é a Innerscape, que valoriza espaços que geram conforto para relaxar, desacelerar e a olhar para dentro. Levando em consideração que a cor Pantone para 2025 é o Mocha Mousse, um marrom quente, suave e sofisticado; e como tons terrosos e quentes ilustram sentimentos de aconchego e conexão com a nossa essência, podemos apostar que veremos muito esses tons nos ambientes. Mas outras cores também estão em alta.
“Estamos num momento de muitos contrastes, seja de cores, de produtos ou de conceitos. Ao mesmo tempo que queremos fugir do caos urbano, do turbilhão de informações do dia a dia, vivemos hiper conectados e divididos entre os mundos físico e digital. E as cores podem ser grandes aliadas para representar nossas diferentes personas. Cores complexas/digitais transmitem essa conexão, essas camadas que possuímos. Aquele azul que não sabemos se é roxo, aquele verde que pode ser amarelo. Mas sempre usadas em pequenas proporções, como um detalhe do ambiente. Já as cores neutras e quentes transmitem esse conforto, refúgio que buscamos. Essas, por sua vez, são usadas em maiores proporções, como base para equilibrar e harmonizar com demais.”
A natureza permanece como tema entre os revestimentos, mas não somente como inspiração estética, mas também como pauta sustentável, pontua Joseane: “Cada vez mais a preocupação com o meio ambiente e os impactos que geramos são destaques. Somos parte desse grande ecossistema. A arquitetura e o design, visando melhoria funcional e sustentável, serão áreas com papel fundamental sobre ESG (Ambiental, Social e Governança, em inglês)”.
As inovações tecnológicas estão moldando as reformas e, para a Portobello, aliar-se a esses avanços permite materializar a sua essência de inovação e design. “Durante nossa história, demos importantes saltos tecnológicos e, hoje, não diferente, entendemos o quanto a tecnologia tem auxiliado a maneira que produzimos cerâmica. As texturas, as cores, os desenhos são todos desenvolvidos com excelência por causa da tecnologia. Tudo milimetricamente calculado para chegar no melhor resultado visual, tátil e funcional”, enfatiza a gerente de vendas.
@portobelloshop_campos
