Na rotina acelerada em que vivemos, é normal sentir-se atolado em meio a tantas demandas, estresse e correria no trabalho. Cada vez mais, o cansaço e as pressões vêm tomando espaço na vida dos colaboradores, impactando na saúde física e mental, produtividade e qualidade de vida. Com o propósito de equilibrar o lado profissional e pessoal, o Short Friday, traduzido para o português como sexta-feira curta, tem ganhado destaque nas empresas.
A ideia por trás dessa estratégia é que cada indivíduo reserve uma parte do dia da sexta-feira para praticar tarefas mais leves e para o planejamento da próxima semana. Pode-se notar que países como Bélgica, Espanha, Islândia e Nova Zelândia já têm destacado as sextas para implementar medidas que promovem uma melhor conciliação entre trabalho e lazer.

Foto: Tyler Franta
Para praticar o Short Friday com sucesso, a jornalista Patrícia Daldegan, especialista em Comunicação e Produtividade, explica que é fundamental saber gerenciar bem o tempo e as atividades a serem desempenhadas. Isso influencia nos resultados e no proveito de todos os benefícios da sexta-feira curta, além de impactar diretamente na cultura organizacional da empresa.
“Vivemos em um mundo em transformação, cheio de informações rápidas e gatilhos de atenção que desviam o nosso foco o tempo todo. Se temos menos tempo para produzir, não dominar o foco e atenção pode ter impactos diretos nos resultados. Ser mais produtivo envolve técnicas de organização, concentração e, principalmente, gestão do tempo. Dominar tudo isso é um diferencial para qualquer profissional e pode alavancar carreiras.”

Na busca pelo equilíbrio entre o trabalho agitado e a qualidade de vida, Patrícia Daldegan destaca a importância do Short Friday. —
Foto: Márcio Bruno
Trabalho inteligente, lazer esperto!
O Short Friday vem crescendo nos últimos anos e a prova disso são empreendimentos nacionais, como Zee.Dog, Winnin Insights, Shoot e Crawly, terem se tornado adeptos a quatro dias de trabalho na semana. Em Campos, a escola de negócios Scolabora já adota a prática, entendendo que essa cultura assegura um maior relaxamento durante o tempo livre e mais produtividade durante o expediente.
De acordo com Sanny Côrtes, responsável pelo financeiro da empresa, tirar um dia de folga remunerada na sexta-feira é uma das pautas mais importantes a serem debatidas atualmente no mercado de trabalho. – Antes de conhecer a prática,
trabalhei em empresas com o famoso horário comercial e me sentia constantemente desgastada, pois não conseguia descansar nos dias de folga que aconteciam uma vez por semana, era o dia separado para resolver assuntos
pessoais e demandas da faculdade.- lembra.
Nos dias atuais, Sanny entende que o final de semana com três dias tem permitido um retorno ao trabalho às segundas-feiras com maior energia e foco, melhorando o desempenho nas atividades laborais. Além disso, a administração mais eficiente de outras áreas da vida e o equilíbrio emocional são destacados como elementos-chave para enfrentar os desafios cotidianos com sucesso.

Sanny Côrtes administra muito bem suas folgas na sexta-feira, inclusive colocando os estudos em dia. — Foto: Thássia Stutz