Quanto custa o Oscar?

Neste último domingo, as estrelas do cinema se reuniram para celebrar a 96ª edição do Oscar, no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA). E como todo glamour tem um preço, os valores para realizar e participar da maior premiação da indústria cinematográfica são surpreendentes.

O relatório anual do Oscar, feito pela WalletHub e destacado pelo Business Insider, mostra alguns desses valores, desde o preço de cada estatueta até o gasto total da cerimônia – que neste ano ficou em torno de US$ 57 milhões (aproximadamente R$ 283 milhões).

O valor, no entanto, é bem menor que o gasto pelos estúdios para produzir a maioria dos filmes que foram indicados nesta edição. ‘Assassinos da Lua das Flores’, foi a produção mais cara do ano, com um orçamento de US$ 200 milhões (quase R$ 1 bilhão).

O famoso tapete vermelho – que tem mais de 15 mestros – custou US$ 24.700 (R$ 123 mil). A instalação usa 30 rolos de carpete, 600 horas e uma equipe de 18 pessoas para deixá-lo pronto, segundo o relatório.

Cada estatueta folheada a ouro custa US$ 400 (R$ 1.192). A Academia distribuiu prêmios em 24 categorias.

De acordo com a política da organização, os vencedores não podem vender sua estátua sem primeiro oferecê-la para a própria Academia comprá-la de volta, por US$ 1.

O par de ingressos da festa posterior à premiação, organizada pela Vanity Fair custou cerca de US$ 100 mil (R$ 498 mil). Todos os anos, o evento conta com a presença das maiores estrelas de Hollywood – muitas vezes depois de terem mudado de roupa.

Lady Gaga chegando à festa da Vanity Fair, em 2019 — Foto: Chelsea Lauren/REX/Shutterstock

Segundo o levantamento da WalletHub, estima-se que o valor de cada ‘sacola de brindes do Oscar’, dada aos indicados, seja de US$ 125 mil (R$ 622 mil). O kit contêm presentes como produtos para cuidados com a pele, viagens de luxo e eletrodomésticos.

As sacolas “Everybody Wins” não são oferecidas pela Academia, são de responsabilidade da agência de marketing Distinctive Assets. Alguns dos presentes mais extravagantes no ‘mimo’ de 2024 incluem viagens à Suíça e St. Barts e eletrodomésticos de luxo da THOR Kitchen.

Milhões no tapete vermelho

Um dos momentos mais aguardados pelos fãs da premiação é o tapete vermelho, no qual as estrelas do cinema desfilam seus looks especialmente pensados para o Oscar. Segundo o relatório, o look completo de uma atriz na ocasião pode ultrapassar US$ 10 milhões (cerca de R$ 49 milhões).

Para as celebridades estreantes, o custo é bem mais baixo, ficando em torno de US$ 266 mil (aproximadamente R$ 1,3 milhão). Assim, como o valor varia de acordo com o estrelato da pessoa, o documento aponta que o custo médio de um look no Oscar é de US$ 1,5 milhão (R$ 7,4 milhões).

Em 2014, Cate Blanchett fez história ao usar um look de US$ 18,1 milhões (R$ 90 milhões, na cotação atual). Seu vestido Armani Privé de US$ 100 mil era o elemento mais barato – só as joias foram estimadas em US$ 18 milhões.

Cate Blanchett na 86ª edição do Oscar, em 2014 – Foto: BangShowBiz / BangShowBiz

A única pessoa a usar joias ainda mais caras foi Lady Gaga em 2019, cujo colar Tiffany & Co. de diamante amarelo de 128 quilates custou US$ 30 milhões (R$ 149 milhões).

Para as marcas que aproveitam a grande audiência do evento, um anúncio de 30 segundos durante um dos intervalos da premiação custa cerca de US$ 2 milhões (quase R$ 10 milhões). Em 2023, a audiência do Oscar foi de 19,9 milhões de pessoas, um aumento de 8% em relação a 2022.

Por Época/Negócios