“O MOVIMENTO SEMPRE VAI VENCER A DOR”

No turbilhão do cotidiano, muitas vezes negligenciamos cuidados fundamentais que moldam nossa saúde a longo prazo. A postura, por exemplo, é um reflexo direto de como tratamos nosso corpo, e é deixada de lado por muitas pessoas, principalmente aquelas que trabalham sentadas durante horas. A
fisioterapeuta e gestora Júlia Neves, à frente da FisioClínica, FisioClínica Health e FisioStar, afirma que manter uma boa postura é sinônimo de uma boa saúde. “A musculatura com tônus eficiente, não estar com sobrepeso, com a musculatura toda contraída ou encurtada, tudo isso prejudica uma postura”, ressalta.

O equilíbrio muscular, portanto, que traz naturalmente uma boa postura, é fundamental para ter qualidade de vida e evitar dores.

“Se eu pudesse dar duas dicas principais para as pessoas que trabalham sentadas é:
sentem nos ossinhos chamados isquiotibiais. É um ossinho que fica bem embaixo do seu glúteo,
sente-se em cima dele. Pronto, sua postura já vai estar certa. E a segunda é não cruzar as pernas. Eu sei que é muito difícil, a gente adora cruzar a perna. Mas, se eu puder dar duas dicas, são essas.”

A falta de cuidado com a postura, segundo a especialista, não só traz malefícios à saúde, como também reflete na baixa autoestima. “Não estou falando de precisar estar sempre em forma. É cuidar de si. É você entender que seu corpo e sua saúde não têm preço”, explica Júlia. Para isso, ela aconselha prestar atenção aos sinais que o corpo dá, pois ele sempre fala, mas nem sempre queremos escutar. A dor, por exemplo, indica que algo está errado: “Às vezes, as pessoas acham que por estar com dor, ficar paradas,
inativas, é o que vai melhorar a situação. Mas o movimento sempre vai vencer a dor.” Esta última frase, inclusive, é tão importante para Julia e sua equipe que estampa canecas disponíveis nas lojinhas das clínicas.

Engajada na missão de auxiliar cada vez mais pessoas a viverem com qualidade de vida, o projeto mais recente de Júlia é a FisioStar, uma clínica voltada para um público que não tem plano de saúde e muitas vezes não tem acesso a uma fisioterapia de qualidade, com valor acessível. “Me dá muito orgulho de
pensar que, como uma fisioterapeuta, eu estou dando alguns passinhos para cumprir a minha missão, que é poder levar a fisioterapia a tantas pessoas diferentes, com diferentes poderes aquisitivos, e a FisioStar veio para atender um novo público e ajudá-lo a cuidar de si”, celebra.

@fisiostar.saude