HÁ 45 ANOS NA MODA!

Imagina um negócio começar timidamente em casa, crescer de forma assustadora, se transformar em uma marca de sucesso e, após 45 anos, continuar na crista da onda e, literalmente, na moda, estando presente não só em diferentes pontos de Campos, mas também em Araruama, na Região dos Lagos. Estamos falando da DeFato! A marca merece o destaque que tem, não só pela ousadia, pelo diferencial de suas peças, pelas exclusividades, qualidade e bom gosto, mas, principalmente, por estar sempre se reinventando. E, apesar do passar dos anos, continua jovem, atraente e atraindo a atenção das mulheres de todas as idades. A marca está completando 30 anos, mas o negócio que deu origem a ela chegou aos seus 45. E ninguém melhor do que a mentora disso tudo, a empresária Fátima Vasconcelos, para contar como começou, os caminhos que trilhou e como faz para manter a marca em evidência e desejada até os dias de hoje.

“Não tem fórmula mágica. O segredo é, primeiramente, gostar de pessoas, se identificar com o que faz, trabalhar no sentido de somar e ter humildade ao caminhar. Claro que procurando sempre se atualizar, estar antenada dentro daquilo que se faz, se reinventando sempre. Acho que o caminho é esse, pelo menos foi esse caminho que eu trilhei e continuo até hoje.”

Dona de muito bom gosto, olhar apurado para a moda e visão de negócios, Fátima prima por exclusividade tanto nas peças como no atendimento. Fotos: Farhat

COMO TUDO COMEÇOU…

A vaidade feminina, o gosto requintado e a preferência por peças exclusivas, tudo isso aos poucos foi associado à visão de negócios de Fátima Vasconcelos. Uma associação que deu certo, rendeu muitos frutos e continua até os dias atuais. Campos “engatinhava” em termos de novidades comerciais para o perfil de Fátima enquanto consumidora, de não copiar nada de ninguém, querer exclusividade, qualidade – o que continua seguindo à risca nas suas lojas espalhadas pela cidade e região. Isso fez com que ela viajasse ao Rio (na época, capital da moda) para comprar quatro looks pessoais. Bastou sua cunhada vê-los para se apaixonar e querer. Não teve jeito: corria nas veias o sangue de vendedora, seguindo a genética do pai, um grande comerciante ambulante, e acabou vendendo suas próprias peças, com margem de lucro. E assim surgiu a comerciante. Fátima continuou comprando peças no Rio e vendendo em Campos, dentro de casa, um sucesso total. Tanto, que seu marido e companheiro de todas as horas, João Batista Gama, resolveu “montar” um espaço, com estrutura de boutique, em casa, para que ela fizesse as vendas. Nesta época, além de esposa, também já era mãe de Juliana, Milena e Mila.

Sem internet e redes sociais, o boca-a-boca rolou solto pela sociedade campista, a ponto de fazer fila na porta. O lado comerciante estava tão latente, que Fátima, a pedido das mulheres, realizou um grande desfile de moda na cidade. Foi assim que, 15 anos depois, viu a necessidade de expandir o negócio e criar sua primeira loja física, no Shopping Casario, hoje um laboratório de exames. Batizada como DeFato, que quer dizer rouparia e coincide com as iniciais de Fátima, e tornou-se uma marca forte na cidade. “O nome surgiu a partir de muitas opções e traduções, até chegar a esse, que estourou. Eu cheguei no mercado diferente, como até hoje. Meu trabalho é exclusivo, não é de copiar nada de ninguém. Esses 30 anos são de muito trabalho, nada foi uma hora para outra”

EXCLUSIVIDADE DE FATO

As lojas DeFato espalhadas por Campos e região sempre foram extensão da casa de Fátima, com atendimento exclusivo e muito acolhimento. Inclusive, ela lembra que foi a primeira em Campos com um café especial para clientes, além de um capuccino e até cadeira reservada para os maridos esperarem tranquilos suas esposas. Com o tempo, veio o avanço da tecnologia e a necessidade de se reinventar, com o desafio de continuar no mesmo patamar. A comunicação tornou-se cada vez mais forte e, para isso, a empresária passou a trabalhar com consultores de fora, equipe de marketing e também com venda online, um dos pontos altos hoje, pontua Fátima. “Costumo dizer que o melhor vendedor nosso é a nossa vitrine. Mas usamos também as ferramentas tecnológicas para nos comunicar bem. São vários tipos de atendimento. Hoje, por exemplo, se a cliente chegar aqui e dizer como quer determinada peça, a gente tira as medidas e envia para o fornecedor para ele executar.”

@defato