
O ministro do Turismo, Celso Sabino, revelou no dia 21 de outubro que o governo tem a expectativa de receber 10 milhões de turistas estrangeiros por ano até 2027. Para alcançar o objetivo, o ministério aposta na ampliação das possibilidades de voos, no aumento da infraestrutura turística do país e na promoção internacional dos destinos brasileiros em eventos.
A meta estabelecida é mais ousada que a proposta no Plano Nacional de Turismo (PNT), que traz diretrizes para o desenvolvimento da atividade no país. O documento estabelece a meta de tornar o Brasil o destino mais visitado da América do Sul até 2027, recebendo 8,1 milhões de estrangeiros anualmente.
Para efeito de comparação, os destinos brasileiros receberam cerca de 5 milhões de turistas internacionais de janeiro a setembro deste ano, segundo a Agência Brasileira de Promoção do Turismo Internacional (Embratur).
De acordo com Sabino, uma das principais frentes de trabalho para atingir este objetivo é a promoção internacional de destinos. Foi considerada uma vitória a FIT, maior feira de turismo da Argentina, ocorrida em setembro, ter homenageado as localidades brasileiras. O vizinho é o maior emissor de turistas ao Brasil.
“Outra vitória importante: estamos conseguindo que a feira de abertura do circuito internacional de eventos do turismo, a Fitur, que acontece em Madri no mês de janeiro, homenageie o Brasil. Isso dará a oportunidade de decorar a cidade espanhola, hotéis, aeroportos, com nossos destinos turísticos e bandeira”, acrescentou o ministro.
Para o ministro, a cúpula do G20 deste ano no Brasil, a COP30 e a cúpula do BRICS do próximo ano também são relevantes para esta propaganda. A visita de um membro do “high level” da administração pública dos maiores países do mundo terá o potencial de “reverter” o impacto negativo na imagem do país no exterior.
Segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, divulgada em abril de 2023, as cidades mais procuradas pelos turistas estrangeiros no estado são Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio, Paraty, Macaé, Petrópolis, Niterói, Arraial do Cabo, Mangaratiba e Búzios. Os turistas apontaram “lazer/passeio” como o principal motivo da viagem, com 83,4%, seguido de “negócios/trabalho”, com 11,3%, e “outros motivos”, com 5,3%.
Os dados foram apurados por meio de entrevistas na área de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, onde foram entrevistados 866 turistas estrangeiros entre os dias 7 e 14 de março de 2023.