Em formato imersão, Start It movimenta centenas de empresários da região

Empresários de Campos e região estiveram reunidos na sexta edição do Start It, o maior Fórum de Empreendedorismo e Inovação do Interior do Estado, organizado pela Scolabora.

A edição contou com o formato de imersão, que entregou mais de 10 horas de conteúdos sobre estratégia, branding e gestão com palestrantes nacionais e regionais. O evento contou com nomes como o da jovem empresária Isabela Matte e do craque histórico Zico.


Para o organizador do Start It, Tarcísio Viana, a imersão é uma oportunidade que vai muito além de captar conhecimento, mas também é um cenário de troca entre as empresas, espaço para o bom e velho networking, e de pensar fora da caixa, sair do evento já com ideias que podem ser aplicadas amanhã mesmo. “Toda edição é muito bem pensada em questão de formato e palestrantes. Inovamos com a imersão, e seguramos a galera o dia todo, mergulhada em muito conteúdo relevante. Desde estratégias mais elaboradas a ações que podem ser começadas imediatamente. As histórias contadas aqui motivam e ensinam muito, é uma verdadeira atmosfera, você sai do evento motivado a fazer dar certo. A hora de dar o start no que precisa ser feito é agora”, destaca Tarcísio.


O palco dessa grande troca entre empresários foi oTeatro Municipal Trianon, que esteve lotado durante todo o evento. Logo pelamanhã, o publicitário, CEO e fundador da agência de publicidade DOLIVS, Douglas Oliveira, abriu o Start It com uma palestra sobre marketing e ação. Contextualizando com algumas marcas conhecidas mundialmente como Nike e Coca-Cola, Red Bull, Apple e Dove, o publicitário falou sobre os cinco pilares do marketing: construção de marca, geração de demanda, as collabs: a parceria entre marcas, escada de valor e criação de comunidades. “Vaca não dá leite, você tem que tirar. Logo, assim que funciona nos negócios, você precisa de ação, marketing é ação. E ação sem estratégia é um caminho para o fracasso. Com essas marcas conseguimos observar como cada uma atua com seus pilares. Além disso, marketing é o momento, é preciso saber aproveitar o tempo das coisas, o
famoso marketing reativo”, explica Douglas.

Isabela Matte falou sobre marca e posicionamento


Com papel e caneta na mão, a plateia também prestigiou e tomou nota de cada insight trazido na palestra da empresária Isabela Matte. De forma conectada e coerente com as suas falas, Isabela Matte detalhou sobre como o posicionamento pode construir a marca, e que isso vai muito além da imagem. “A marca é a imagem visual, mas não é só isso. A marca vai muito além da aparência, precisa transmitir caráter e reputação. Eu tenho uma boa roupa e um bom sapato. Minha imagem é isso? E se eu tirar, não sobra nada? As pessoas se aprisionam à imagem. Uma boa marca precisa saber comunicar o seu diferencial. Eu não preciso ser a maior do Brasil nesse segmento, mas eu tenho que me garantir em alguma qualidade e saber comunicar isso”, destaca Isabella.

Dicas de Isabela Mate

  • Não copie outras empresas. Use o que está feito como inspiração para fazer
    diferente. Se você fizer uma cópia, não tem porquê o cliente escolher você;
  • O DNA da sua empresa precisa estar condizente com você;
  • Ter confiança no produto ou serviço que você entrega;
  • Acreditar na força do on-line, que ainda é o meio mais barato de comunicar;
  • Mostrar o processo; Se você não mostrar o quão trabalhoso foi fazer algo, as
    pessoas não saberão;
  • Esteja em mais de uma plataforma de conteúdos;
  • Não tenha medo de postar;
  • Defina e seja fiel ao DNA da sua marca. Crie três palavras que vão sempre te
    lembrar das características da empresa.

Ao final da palestra Isabela Matte deixou uma reflexão para o público sobre o por quê e para quem cada um empreende. Ela conversou sobre a importância de impactar gerações, de fazer não só pelos filhos, mas pelos netos e pelas próximas gerações que virão. Destacou como cada um pode quebrar ciclos não bem sucedidos e dar início a uma nova história que pode impactar não só a família, mas muitas outras pessoas. “O seu impacto carrega uma galera, além da família. Não deixe ninguém te parar”, finalizou a jovem.

Zico fechou a noite com uma palestra sobre o papel do líder

Com uma cronologia da sua história de vida e no futebol, Zico ensinou sobre liderança e tudo que vem com ela. “Liderança requer estudo, requer disciplina e exemplo. É preciso muito trabalho para você se destacar e ser um líder, o caminho é esse”, comenta Zico. Com takes de algumas partidas históricas da sua jornada como jogador de futebol, Zico pontuou algumas pessoas que fizeram parte da sua história e compartilhou momentos desafiadores da sua carreira, inclusive chegou a desistir de jogar futebol quando ainda era jovem. Como empreendedor, Zico comanda mais de 40 escolas Zico 10, e outras empresas de vários segmentos, e destaca a importância de ter propriedade naquilo que se escolhe empreender. “Você precisa ter conhecimento, conhecer tudo daquele mercado, ter propriedade no assunto, e procurar crescer naquela área para trabalhar com segurança e firmeza”, completa o ídolo Zico.

Paineis trouxeram nomes regionais

Sócia da Ativme (Desenvolvimento de Mentalidade e Comportamentos Empreendedores), Paula Alexandrisky falou sobre liderança e deu uma verdadeira aula sobre comandar times com a palestra que teve como tema: Gentileza é um ato de coragem.  “Seja um líder que a sua equipe possa se espelhar. A construção disso é interna e infinita”, destacou Paula.

Mediado por Rodrigo Lira, especialista em planejamento estratégico e regional, o painel Desenvolvimento Regional contou com os representantes do Porto do Açu e da Petrobras que discutiram as iniciativas e impactos dos seus projetos na região.

O painel de Crescimento e Expansão teve Davi Santiago e convidados como Joilson Barcelos, do Barcelos Atacadista, Luciano Barreto da Boa Viagem e Lucas de Mello, da rede Vilarejo.

Já o painel Benchmark, mediado pelo especialista em marketing Jef Feitosa, contou com

Carolina Crespo – especialista em Growth e Digital Commerce da Mondelez, com passagem pela L’Oreál, e Caroline Chalita- Sênior Account Executive do Mercado Livre, com passagem pelo Rappi. Elas compartilharam insights valiosos sobre estratégias inovadoras e práticas eficazes para entender e alcançar o consumidor moderno. Além disso, destacaram que apesar de trabalharem em marcas nacionais, continuam morando em Campos, mostrando que não há uma barreira geográfica.

No painel Conteúdo Digital, mediado pela jornalista Marina Bruno, e que contou com convidadas como a jornalista e influenciadora Alessandra Ribeiro, a professora e também influencer Rafaela Machado e a jornalista Paula Trindade, o papo foi sobre a forma de comunicar no digital e de como cada um tem que ser um bom influenciador da sua própria marca.