DEEPSEEK: CONHEÇA A NOVA IA QUE DESAFIA AS GIGANTES DO VALE DO SILÍCIO

Imagem: Reprodução

No último domingo (21), pesquisadores chineses lançaram uma nova ferramenta de Inteligência Artificial chamada DeepSeek, que promete oferecer resultados mais eficazes e soluções criativas de forma totalmente gratuita. O modelo destaque, DeepSeek-V3, já está disponível no Brasil em português e pode ser acessado pelo navegador ou baixado nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis.

A chegada do DeepSeek causou grande impacto no setor tecnológico, refletindo diretamente no valor de mercado de gigantes do Vale do Silício. A bolsa de tecnologia Nasdaq sofreu uma queda de 3%, e a Nvidia, maior fabricante de chips de IA, acumulou uma perda de US$ 600 bilhões em valor de mercado até a tarde de segunda-feira (27).

SUCESSO IMEDIATO

Desenvolvida em Hangzhou, no sudeste da China, a ferramenta alcançou o topo das paradas na App Store da Apple, tornando-se o aplicativo mais baixado. No Brasil, o DeepSeek ocupou a sexta posição na categoria de apps gratuitos, ultrapassando o ChatGPT, da OpenAI.

Além de ter um custo significativamente menor que suas concorrentes, a DeepSeek se destaca no mercado graças a três grandes inovações tecnológicas:

  1. Cadeia de Pensamento (Chain of Thought): Uma técnica que explica, passo a passo, como a ferramenta chegou a determinada resposta, proporcionando mais transparência e compreensão ao usuário. Um exemplo são os cálculos matemáticos, sendo possível analisar todo o raciocínio até o resultado final.
  2. Aprendizado por Reforço: Um sistema de auto aperfeiçoamento que permite ao modelo corrigir seus erros por meio da experimentação, semelhante ao processo de aprendizagem de um bebê que está aprendendo a andar, cai várias vezes até conseguir ficar de pé. Esse método é bem parecido com o utilizado pela Tesla em seus carros autônomos, que aprendem a dirigir sozinhos ao explorar o ambiente.
  3. Destilação de Modelos: Para democratizar o acesso à IA, os desenvolvedores criaram versões menores e mais baratas que podem rodar em computadores comuns. O DeepSeek-R1, por exemplo, funciona como um “professor”, treinando versões compactas, como a V3, para realizar tarefas de forma eficiente.

DESEMPENHO SUPERIOR

O DeepSeek R1 demonstrou uma precisão superior à do GPT-4, atingindo mais de 90% de acertos em testes contínuos, contra uma taxa estática de aproximadamente 80% do concorrente. Para evitar erros durante o aprendizado, os pesquisadores limitaram a quantidade de mudanças que o modelo pode fazer de uma tentativa para outra, garantindo mais estabilidade.

Outro diferencial é que as versões menores treinadas com destilação demonstraram desempenho superior ao próprio modelo maior em áreas como codificação e raciocínio científico. Esse resultado foi possível porque a técnica permite que as IAs menores se especializem em habilidades específicas, deixando de lado as tarefas mais amplas.

A inovação do DeepSeek abre portas para empresas, startups e pesquisadores com poucos recursos, tornando a inteligência artificial avançada mais acessível. Com versões menores e mais econômicas, a tecnologia pode ser implementada em uma ampla variedade de aplicações, democratizando ainda mais o uso da IA no mundo corporativo e acadêmico.