
O medicamento Ozempic, disponibilizado em forma de caneta aplicadora, é indicado para tratamento da diabetes tipo 2 em pessoas com níveis de açúcar muito elevados. Além disso, se popularizou e é o “queridinho” da vez como aliado na perda de peso. Porém, é necessário falar sobre os possíveis riscos à saúde em relação ao uso indevido do medicamento.
A médica oftalmologista Tatiana Aquino explica que o Ozempic, segundo um estudo publicado na revista JAMA Ophthalmology, causa uma interrupção do fluxo sanguíneo para o nervo óptico, causando uma neuropatia óptica anterior não arterítica, e, consequentemente, uma piora súbita da visão. “Apesar do fabricante da medicação não confirmar os dados como efeitos colaterais do uso do Ozempic, existe esse alerta quanto a uma possível cegueira”, destaca Tatiana.
“O Ozempic é um dos medicamentos, mas há várias medicações que podem causar danos oculares, alguns reversíveis, outros, infelizmente, irreversíveis. É preciso muito cuidado, muita atenção com os sintomas, podem ajudar em um aspecto, e piorar em outro. O Ozempic, como qualquer outro medicamento, só deve ser usado com orientação médica adequada e a qualquer sinal adverso, um médico deve ser procurado”.
Quanto aos danos oculares, Dra Tatiana explica ainda que qualquer lesão em nervo óptico é muito preocupante e, dependendo do acometimento e do tempo da doença, poderá ainda ter tratamento. “Cada caso precisa ser avaliado individualmente, lesões oculares são sempre muito delicadas. O ideal é prevenir, evitar o uso indevido de Ozempic, e seguir apenas a orientação médica”, finaliza a oftalmologista.
@tatianaaquino.oftalmo