Cuidando da Saúde Com Alegria

Planejar ambientes de saúde, seja clínica ou consultório, não é das tarefas mais simples. Além de conhecimento técnico sobre normas e exigências dos órgãos fiscalizadores, requer boas soluções para transformar os ambientes em espaços funcionais e agradáveis, especialmente quando voltados para os pequenos. Com o propósito de promover a saúde e o bem-estar, a arquiteta Juliana Monteiro topou esse desafio e, em parceria com a Essenziale Planejados, desenvolveu um espaço lúdico e encantador para uma clínica de fonoaudiologia voltada para o público infantil, onde as crianças pudessem explorar o ambiente e se sentir completamente à vontade.

Com o propósito de criar um ambiente verdadeiramente especial, todas as premissas iniciais guiaram o desenvolvimento do projeto. A visão de Daiane Rodrigues Pinheiros, proprietária da clínica Centro de Audiologia Casa C, foi atendida desde o início: um espaço acolhedor, um refúgio que pudesse suavizar as angústias frequentemente associadas à diagnósticos e tratamentos.

A arquiteta Juliana Monteiro e a empresária Patrícia Araújo, da Essenziale, ficaram realizadas
com o projeto que desenvolveram para clínica de fonoaudiologia para crianças. Foto: Eduardo Sousa

Nesse cenário, a arquiteta garante a relevância de projetos que unem funcionalidade e aconchego. “O conceito foi criarmos um espaço voltado para as crianças, mas sem infantilizar demais, para também permitir um eventual atendimento adulto”, pontua a arquiteta, destacando que a composição de cores, texturas e materiais foi um dos pontos chave para criar um contexto lúdico e ao mesmo tempo convidativo. “Para isso, desenvolvemos um layout que criou uma setorização no ambiente e atendeu todas as necessidades técnicas e estéticas, garantindo conforto para médico e paciente”, explica Juliana.

Para alcançar um resultado de qualidade, a loja de móveis planejados desempenhou um papel significativo no projeto, trazendo execução para as soluções personalizadas que foram pensadas pela arquiteta. De acordo com Patrícia Araújo, proprietária da Essenziale, os móveis e prateleiras foram criados com uma linguagem orgânica com acabamentos arredondados, que trouxeram mais leveza e fluidez ao nosso espaço.

Soluções bem planejadas, com uma atmosfera evolvedora e uma execução que respeitou fielmente o projeto: resultado encanta não só os pequenos, mas a qualquer visitante. Foto: Eduardo Sousa

“Também criamos um efeito lúdico com a casinha que desenhamos envolvendo a maca, ambas em marcenaria, de modo que a criança se sinta acolhida durante a realização de exames. Outro ponto de destaque é a cabine de audiometria, um item obrigatório que integramos ao contexto do ambiente por meio de uma jardineira, acompanhada de painéis coloridos que trouxeram frescor ao espaço. As portas de acesso também foram camufladas na marcenaria, utilizando painéis que adicionam sofisticação e sutileza”.