CALOR INTENSO ATINGE O SUDESTE COM RECORDES DE TEMPERATURA

Os próximos dias serão de calor extremo no Sudeste, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Rio de Janeiro, os termômetros registraram 41,3°C ao meio-dia desta segunda-feira (17), na estação meteorológica em Marambaia. A sensação térmica no horário era de 42°C.

De acordo com o sistema Alerta Rio, da prefeitura, a máxima na capital fluminense atingiu 44°C, a maior temperatura já registrada desde o início das medições, em 2014. Além da capital, outras cinco cidades também bateram recordes de calor. Em Niterói, a temperatura chegou a 42,2°C.

Diante da onda de calor, o Rio entrou no Nível de Calor 4 (NC4), patamar inédito na escala de cinco níveis adotada pela prefeitura para alertar a população. O NC4 é decretado quando há registro de temperaturas entre 40°C e 44°C por pelo menos três dias consecutivos. Nesse nível, é orientado a população a adotar medidas para minimizar os impactos do calor intenso.

O forte calor deve persistir em outras regiões do Sudeste, incluindo São Paulo, Minas Gerais, o sul do Espírito Santo e o nordeste do Paraná. Segundo o Inmet, pontualmente, as temperaturas podem ultrapassar os 5°C acima da média do mês.

Ao meio-dia desta terça-feira (18), Campos dos Goytacazes registrou temperatura de 37°C com sensação térmica de 41°C, sendo o dia mais quente da semana de acordo com previsão do AccuWeather.

ALERTA PARA BAIXA UMIDADE

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos emitiu um alerta para baixa umidade do ar na manhã de ontem (17). De acordo com o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), o período de baixa umidade se estenderá até quarta-feira (19), principalmente no período da tarde.

A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes do dia e mantenha a hidratação. Em casos de emergência, o órgão pode ser acionado pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.