
O filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, acaba de conquistar três indicações ao Oscar, como Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. E a talentosa Fernanda Torres recebeu a indicação de Melhor Atriz, categoria a qual venceu no Globo de Ouro deste ano. A Academia realizou o anúncio da lista dos indicados na manhã desta quinta-feira (23).
O filme brasileiro concorre, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, com “Emilia Pérez” (França), “Flow” (Letônia), “A Garota da Agulha” (Dinamarca) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha).
Na categoria Melhor filme, concorre com “Anora”, “O brutalista”, “Um completo desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, Nickel boys”, “A substância” e “Wicked”.
Já na categoria Melhor Atriz, Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) concorre com Mikey Madison (“Anora”), Demi Moore (“A substância”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
A primeira vez que o Brasil recebeu indicação ao Oscar na categoria Melhor Filme Internacional foi em 1999, com o clássico “Central do Brasil”, atuado por Fernanda Montenegro, mãe de Torres, e também dirigido por Walter Salles. Naquele ano, o prêmio foi para “ A Vida É Bela”, do diretor italiano Roberto Benigni.
A cerimônia, que será apresentada pelo comediante Conan O’Brien, está marcada para o dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood.
O longa é uma adaptação do livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre a história da mãe do escritor, Eunice Paiva. Na obra, o público acompanha a transformação da Eunice, uma dona de casa dos anos 1970 e mãe de cinco filhos, que após o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar, se torna uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país.
O filme também concorre ao BAFTA, considerado o “Oscar britânico”, que acontecerá no dia 16 de fevereiro.