
A grife italiana Prada e a empresa espacial americana Axion Space anunciaram na última quarta-feira (16), no Congresso Internacional de Astronáutica em Milão, o design dos uniformes que serão utilizados na missão Artemis III da NASA, que levará astronautas de volta à Lua após mais de 50 anos.
Pioneira em utilizar materiais inusitados, a marca ficou responsável pela camada externa do AxEMU (Axiom Extravehicular Mobility Unit) onde combinou o tradicional branco com a icônica barra vermelha da linha Prada Linea Rossa.
O traje incorpora sistemas redundantes e diagnósticos a bordo para garantir a segurança da tripulação. Além disso, os uniformes contêm tecnologia avançada de resfriamento e sistema regenerativo de remoção de dióxido de carbono. A arquitetura do traje espacial foi projetada para ser escalável e adaptável tanto para missões na superfície lunar quanto em órbita baixa da Terra (LEO).
AxEMU passou por extensos testes e simulações com astronautas e engenheiros dos laboratórios Axiom Space, SpaceX e NASA. O traje está em fase final de desenvolvimento, tendo concluído com sucesso simulações pressurizadas com parceiros da missão Artemis III, e continuará os testes até entrar em uma fase de revisão crítica em 2025.
A missão Artemis III será um feito histórico, pois marcará o retorno do homem à Lua, com a primeira mulher e a primeira pessoa negra pisando no satélite.
