Com metodologias ativas e que fogem do método tradicional de ensino, é possível tornar o estudante o protagonista na construção do seu aprendizado, ajudando-o também a desenvolver uma postura investigativa e a solucionar os problemas da vida real com mais facilidade, chegando à vida adulta. Nesse cenário, a aprendizagem ao ar livre é uma ótima aliada, oferecendo inúmeros benefícios aos alunos.
É o que acredita Fabiano Neto Rangel, diretor do Centro Escola Riachuelo. “Proporciona um ambiente dinâmico e estimulante, promovendo a conexão com a natureza, estimulando a criatividade, fomentando a resolução de problemas e incentivando a colaboração entre os alunos”, explica.
Ciente desses benefícios, a escola implementou em sua rotina a prática de levar a sala de aula para fora, promovendo atividades educacionais em ambientes naturais, integrando o aprendizado prático e teórico, enriquecendo a experiência educacional dos alunos.
“A escola tem o compromisso de proporcionar uma educação dinâmica e multidimensional, indo além dos limites da sala de aula tradicional. Isso ocorre porque reconhecemos que a aprendizagem diversificada e contextualizada contribui para um desenvolvimento mais completo e abrangente.”

O Centro Escola Riachuelo vem proporcionando vivências inesquecíveis e muitos benefícios no aprendizado ao levar a sala de aula para fora da escola. Foto: Arquivo
O projeto “Além dos Livros”, por exemplo, foi desenvolvido com a intenção de ampliar os horizontes educacionais. “Criado em 2020, visa a integrar teoria e prática, possibilitando aos estudantes explorar o conhecimento em contextos reais e extracurriculares, fortalecendo suas habilidades e entendimento do mundo”, conta o diretor da escola.
Atualmente, a Riachuelo está preparando mais uma novidade para seus alunos. O projeto “Riachuelo +”, definido por Fabiano como inovador, já está em fase de planejamento e visa potencializar a aprendizagem ao ar livre:
– Conseguiremos oferecer uma experiência educacional enriquecedora e holística, conectando os alunos com a natureza e promovendo uma educação verdadeiramente integrada, levando todos além dos muros da escola – destaca.