App que monitora a ressaca ajuda na diminuição do consumo de bebidas alcoólicas

Quem deseja diminuir o consumo de bebidas alcoólicas pode contar com um aplicativo para ajudar no processo. Chamado Drink Less, o app monitora a ressaca, permitindo registros sobre o humor e a qualidade do sono após beber, além de incentivar o estabelecimento de metas e anotações sobre a quantidade de álcool consumido.

O uso do aplicativo é realmente efetivo, segundo um estudo realizado por pesquisadores da University College London (UCL). A pesquisa mostrou que usuários do app reduziram o consumo de álcool em duas unidades por semana, em média.

Os pesquisadores acompanharam mais de 5 mil britânicos usuários do app, e concluíram que o serviço é funcional “tanto em termos de prevenção de possíveis danos à saúde quanto para a redução de custos para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido”.

“O consumo de álcool pode levar a muitos problemas de saúde, como câncer e doenças cardiovasculares”, explica Melissa Oldham, pesquisadora sênior em ciências comportamentais e saúde da UCL e principal autora do estudo, em entrevista ao Daily Mail. “Cerca de 20% da população adulta no Reino Unido bebe álcool em níveis que aumentam o risco de problemas de saúde e o aplicativo Drink Less pode ajudar essas pessoas a reduzir o consum”, conclui.

A pesquisa comparou 5.600 pessoas que queriam reduzir o consumo bebidas alcoólicas, mas ingeriam em média 70 unidades de álcool por semana – o equivalente a 25 litros de cerveja ou sete garrafas de vinho.

Metade dos participantes foi direcionada às orientações online do Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) e a outra metade utilizou o aplicativo Drink Less. Segundo os pesquisadores, durante um acompanhamento de seis meses, os usuários do app reduziram a ingestão semanal em 39 unidades, enquanto a do grupo de controle caiu 37 unidades.

Ainda segundo o estudo, as mulheres se beneficiaram mais do aplicativo que os homens.

O Drink Less mostra o progresso do usuário em direção às metas estabelecidas, oferece feedbacks e apoio com planos de ação para situações em que os usuários normalmente beberiam. O app, que é grátis, também permite que os usuários comparem seu consumo com as médias do Reino Unido.

A OMS estima que o consumo de álcool é o responsável pela mortes de 3 milhões de pessoas em todo o mundo todos os anos.

Por Época Negócios