
No mundo acelerado de hoje, cuidar da saúde mental é tão essencial quanto manter o corpo saudável. Muitas vezes, o cuidado emocional é associado apenas ao tratamento de transtornos psicológicos, mas o bem-estar mental vai muito além disso. Ele influencia diretamente as relações interpessoais, produtividade, autoestima e até mesmo a percepção de mundo.
Adotar hábitos saudáveis e práticas que promovam o equilíbrio emocional pode ser o diferencial para uma vida mais plena e harmoniosa. A neuropsicóloga Flávia Longo, destaca que pequenas mudanças na rotina podem contribuir significativamente para esse equilíbrio.
– Para buscar o equilíbrio emocional, podemos adotar algumas práticas, como conscientização e autocuidado, gerenciamento do estresse, construção de relacionamentos saudáveis e prática de habilidades de resiliência – pontua Flávia, à frente da Uniclin Espaço Multidisciplinar.
Além disso, técnicas simples, como meditação, respiração controlada, alongamento e massagem, podem ajudar a aliviar a tensão do dia a dia. Assim como os exercícios, acrescenta ela: relaxamento muscular progressivo e yoga são eficazes para reduzir o estresse cotidiano.
Outro fator que impacta diretamente o estado emocional é a organização do tempo. A ansiedade, muitas vezes, está relacionada à incerteza sobre o futuro. “Planejar-se e saber o que está por vir pode melhorar muito a qualidade de vida. A organização, tanto das tarefas e prioridades quanto do ambiente, pode eliminar fatores estressantes e gerar uma sensação de bem-estar”, orienta a especialista.
A relação com a tecnologia também exige atenção, destaca a psicóloga. As redes sociais oferecem inúmeras possibilidades de conexão e informação, mas seu uso excessivo pode gerar isolamento social, ansiedade e dificuldade de concentração.
“Embora as redes sociais conectem as pessoas digitalmente, o uso demasiado pode levar ao isolamento social no mundo real, prejudicando os relacionamentos interpessoais. O fluxo intenso de informações pode aumentar a ansiedade, reduzir a produtividade e até afetar o sono e a memória.”
Cuidar da saúde mental não é um luxo, mas uma necessidade, orienta a especialista.
Se pequenas mudanças na rotina não forem suficientes para melhorar o bem-estar emocional, buscar ajuda profissional pode ser essencial.
SINAIS DE QUE A SAÚDE MENTAL PODE ESTAR AFETADA:
- Mudanças drásticas de humor
- Isolamento social
- Alterações no sono
- Mudanças no apetite
- Dificuldade de concentração
De acordo com Flavia Longo, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença na qualidade de vida, “permitindo um tratamento mais eficaz e melhores chances de recuperação”.
@uniclincampos
