‘AINDA ESTOU AQUI’ CONQUISTA OSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL

Imagem: Divulgação

O filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, acaba de conquistar sua primeira estatueta no Oscar, como Melhor Filme Internacional. Essa é a primeira vez que o Brasil vence alguma categoria na premiação. A cerimônia foi realizada nesta noite de domingo (2), no Dolby Theatre, em Hollywood.

“Em nome do cinema brasileiro, é uma honra tão grande receber isso de um grupo tão extraordinário. Isso vai para uma mulher que depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu não se dobrar e resistir […] Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, discursou Walter Salles.

O filme brasileiro venceu, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, concorrendo com “Emilia Pérez” (França), “Flow” (Letônia), “A Garota da Agulha” (Dinamarca) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha).

A primeira vez que o Brasil recebeu indicação ao Oscar na categoria Melhor Filme Internacional foi em 1999, com o clássico “Central do Brasil”, atuado por Fernanda Montenegro, mãe de Torres, e também dirigido por Walter Salles. Naquele ano, o prêmio foi para “ A Vida É Bela”, do diretor italiano Roberto Benigni.

O longa é uma adaptação do livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre a história da mãe do escritor, Eunice Paiva. Na obra, o público acompanha a transformação da Eunice, uma dona de casa dos anos 1970 e mãe de cinco filhos, que após o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar, se torna uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país.

Imagem: Divulgação