A importância do cerimonial em eventos coorporativos e festas em geral

Para que uma festa, um evento seja um sucesso, são necessárias certas medidas para que os objetivos propostos sejam alcançados. A organização, o planejamento e a execução requerem do organizador um perfil característico para o desenvolvimento dessa atividade tão importante. Paula Melissa Cerimonialista é especializada em serviços de cerimonial e assessoria para eventos. Dedicada, Paula busca tornar cada ocasião única e memorável para seus clientes. Seu compromisso vai além da organização logística, buscando entender as expectativas individuais para personalizar cada detalhe. Com uma abordagem profissional e atenta aos desejos dos clientes, Paula destaca-se no mercado de eventos, contribuindo para a realização de celebrações inesquecíveis, tanto em eventos coorporativos quanto eventos como festas de casamentos e aniversários.

Paula explica um pouco como são feitos esses eventos: “do cerimonial em eventos corporativos para festas de casamento ou aniversários, o que difere muito é a questão dos protocolos adotados. Agora, com relação à estrutura e fornecedores, na maior parte das vezes, 80% acaba sendo os mesmos. No corporativo, por exemplo, não vai ter um celebrante, como na cerimônia que nos casamentos tem. Mas, no total, acaba que 80, 90% dos fornecedores são iguais.”

A contratação dos fornecedores contratados é um dos elementos chave para Paula: “o cliente, quando me contrata, é orientado em relação ao que a gente precisa contratar para a festa dele e é necessário que ele tenha essa escuta e atenda isso, escolhendo ainda fornecedores qualificados. Não adianta a gente contratar uma tenda, por exemplo, que tenha um furo no meio. Vai me ocasionar outro problema, ao invés de resolver. ” Além disso, ela conta que é preciso adaptar o protocolo cerimonial para atender às necessidades específicas de um casamento ou de um evento: “a gente vai ter que mostrar os ônus e os bônus para o contratante, mas a gente consegue adaptar, sim, tudo é adaptável.  O orçamento, a gente consegue trabalhar. ”

Para ter fluidez e elegância num evento, a cerimonialista diz que é preciso alinhar tudo antes e fazer um cronograma. “Nós do cerimonial já estamos acostumados a lidar com isso e temos estratégias, temos o plano B, vamos dizer assim. Mesmo assim, é legal que a gente tenha tudo alinhado antes, tudo cronometrado e planejado. Por isso a gente faz um cronograma do que vai acontecer no decorrer do evento, para que evite intercorrências e imprevistos. Mas se aconteça, a gente já sabe o que pode ser redefinido, qual estratégia a gente pode aplicar naquilo ali. Quando o evento tem esse alinhamento, é 100% certo de que ele vai transcorrer da melhor maneira possível, mesmo que aconteça algum imprevisto. Caso aconteça, o convidado não vai perceber, porque a gente vai conseguir lidar de forma que passe despercebido para os convidados. “

Com relação a imprevistos, é muito importante o contratante confiar no trabalho da cerimonialista. “E, muitas vezes, eu peço que ele fale para mim, se eu precisar me remeter a alguém para me ajudar na decisão, tanto num casamento, quanto num evento corporativo. Às vezes os noivos estão bebendo, ou o contratante de um corporativo, o empresário está bebendo. Mas se ele tem uma assessora, se ele tem alguém que vai me dar um aval, é legal”, explica.

Ainda falando de imprevistos, Paula diz que é preciso ter uma postura firme: “isso é muito importante, principalmente quando lidamos com muitos fornecedores, com um time muito grande, a gente tem que ter firmeza e ter conhecimento do que você está fazendo. Por isso que eu falo que o cerimonialista precisa saber tudo de um evento. Ele precisa saber todos os fornecedores, número de convidados”. Em todos os eventos que organiza, Paula faz um estudo para entender quem é o público-alvo, quem são os convidados e fornecedores. Assim, se acontecer qualquer coisa, ela sabe lidar com a situação.

Por fim, a cerimonialista diz que ser cerimonialista também é ser criativa. “Porque a gente tem que ter criatividade para criar estratégia para lidar com os imprevistos. E para a gente fazer de cada evento um evento único. Imagina se todo evento tem a mesma cara? Você tem que criar coisas que façam a diferença e que o convidado saia de lá pensando em como Nas férias, encontramos o verdadeiro tesouro: tempo de qualidade com quem amamos. isso foi legal.”

@paulamelissacerimonial