A EMPRESÁRIA POR TRÁS DA MARCA

A história de Fátima Vasconcelos, proprietária das lojas deFATO, é um exemplo de como paixão, coragem e dedicação podem transformar desafios em conquistas. Com uma veia comercial herdada do pai, Fátima descobriu sua vocação de maneira inesperada, mas irresistível.

– Sou de uma família de empreendedores. Meu avô, Chrisanto Henriques Vasconcelos, era um comerciante de muito êxito. Meu pai, José Paes Martins trabalhava com vendas. Creio que está no DNA da minha família. Foi algo que descobri diante de uma situação e não teve jeito, seguindo a genética do meu pai, percebi que corria nas veias o sangue de vendedora, e assim surgiu a comerciante/empresária – conta Fátima.

No entanto, transformar esse talento natural em um negócio de sucesso não foi tarefa fácil. Fátima enfrentou muitos desafios no início de sua trajetória, especialmente pela falta de experiência na gestão de negócios. “Eu tinha o sonho e a paixão, mas transformar isso em um empreendimento foi um grande aprendizado. Conquistar a confiança dos clientes, criar fidelidade e entender as preferências do público foram obstáculos que enfrentei com muita dedicação”, lembra. Aprender a acompanhar as tendências do mercado e fazer compras assertivas foram passos fundamentais para consolidar a identidade da loja.

Ao longo dos anos, o mercado da moda passou por profundas mudanças, e a empresária precisou se adaptar constantemente: “Hoje, com a internet e as redes sociais, as pessoas têm acesso instantâneo às novidades e esperam encontrar essas tendências na loja rapidamente. Por isso, investi na modernização do negócio, criando perfis digitais e aprendendo a trabalhar com dados para entender melhor o que os clientes buscam. Isso me permitiu oferecer uma experiência mais personalizada e assertiva”. Mas sempre mantendo o foco nos valores que considera fundamentais para o sucesso do negócio.

“Qualidade, confiança, inovação e, acima de tudo, respeito são os pilares que guiam a minha gestão. São princípios que norteiam todas as decisões, desde o atendimento até a escolha das coleções. Os valores adquiridos na família são fundamentais para a nossa caminhada na vida. Nossa empresa tem esse reflexo, da forma como fui criada. Recebemos com alegria, nunca falta um café, um bolinho e um carinho. Somos sinceros, delicados e honestos, como nossos pais nos ensinaram.”

Sobre o estilo da deFATO, Fátima descreve como uma loja versátil, elegante e atemporal, que reflete sua própria personalidade. “A deFato tem um estilo muito particular e reflete muito da minha personalidade. Minha inquietude, minha busca pela perfeição, meu olhar para o futuro… A deFato é destaque na multidão. Sempre vestida e vista com a marca da modernidade. Uma mulher sem idade”, afirma.

Com os olhos voltados para o futuro. Fátima mantém o compromisso de continuar inovando e acompanhando as mudanças do mercado. Para quem sonha em empreender, ela deixa um conselho valioso:

– Tenha paixão pelo que faz e acredite na sua visão, mesmo nos momentos difíceis. O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia. Aprenda com cada experiência e continue evoluindo, tanto como profissional, quanto como pessoa. Não desista diante dos desafios, acredite, ouse, busque uma identidade que represente seus sonhos, e trabalhe muito – enfatiza, ressaltando que o que mais lhe motiva é o impacto positivo que pode causar na vida das pessoas. “Ver um cliente sair da loja mais confiante e feliz é a maior recompensa que posso ter”, comenta.

INSPIRAÇÃO E RENOVAÇÃO NOS MOMENTOS DE LAZER

Além do lado empresarial, Fátima sempre valorizou a importância de equilibrar a vida profi ssional e pessoal, algo que considera um aprendizado contínuo. “Foi essencial aprender a delegar funções e confi ar em uma equipe bem preparada. Isso me permite focar no crescimento do negócio e, ao mesmo tempo, aproveitar momentos de qualidade com minha família, que desempenha um papel crucial na sua vida.

“Minha família foi e sempre será meu maior alicerce. Os valores que aprendi em casa, como honestidade, respeito, dedicação e empatia, são os mesmos que aplico na condução da loja e nas relações com a equipe e os clientes.”

Fátima conta que se dedica também às leituras essenciais, de jornais e revistas, e gosta muito de cuidar do corpo e do espírito. Nesses momentos de lazer, a empresária encontra inspiração e renovação, algo que considera essencial para manter o equilíbrio.

– Meu hobby principal é decoração. Adoro cuidar dos espaços do meu apartamento. Inventar moda, criar cantinhos de convivência, renovar utensílios, iluminar os ambientes. Também amo viajar. Observar diferentes culturas e estilos durante as viagens é uma das maiores inspirações para as coleções da loja – revela.

@defato