ESPECIALISTA EM CIRURGIA DE CATARATA

Referência em cirurgia de catarata, a oftalmologista Tatiana Aquino está sempre em busca de conhecimento e se atualizando com o que há de mais novo nessa especialidade. Recentemente, Dra. Tatiana esteve na Imersão Presbiopia 2024, que ocorreu em Curitiba, no Sul do país, um evento voltado para o cirurgião de catarata e refrativa, que busca atualização em lentes premium, biometria e técnicas cirúrgicas.

Foi a segunda participação de Dra. Tatiana neste evento, que chegou à sua terceira edição. “Sou cirurgiã de catarata há 23 anos, e apesar de toda a experiência, a Medicina, principalmente a Oftalmologia, é muito dependente de tecnologias. As pesquisas médicas estão andando a passos largos, então quem não se atualiza não consegue oferecer o melhor aos pacientes como eles merecem”, destaca a médica.

A oftalmologista Tatiana Aquino conta que a Sociedade Brasileira de Catarata e Refrativa reuniu os associados neste evento para discutir as novidades sobre as lentes intraoculares usadas na cirurgia de catarata e as técnicas cirúrgicas mais modernas, onde os melhores cirurgiões do país mostram e compartilham o que há de mais moderno no mundo.

“Destaco a grande mudança nas cirurgias de catarata, onde o foco deixa de ser apenas a catarata, como era até há alguns anos, e se torna uma cirurgia refrativa, ou seja, além de tirar a catarata, pode fazer com que o paciente, se possível, deixe de usar óculos também. Procuro trazer aos meus pacientes o que há de mais moderno, e com a minha participação na Imersão Presbiopia 2024, tenho várias novidades sobre a escolha correta e indicação da lente intraocular de cada paciente, onde cada vez mais devemos individualizar essa escolha e compartilhar com o paciente a melhor opção para ele”.

Detalhando um pouco mais sobre as lentes intraoculares, Dra. Tatiana explica que as lentes intraoculares podem corrigir a visão de várias formas. “A lente monofocal, que é utilizada só para longe; a monofocal plus, podemos corrigir longe e um pouquinho intermediário; as tóricas, onde conseguimos corrigir o astigmatismo também; as de foco estendido, onde corrigimos longe, intermediário e perto; as bifocais longe e perto; e ainda as trifocais e pentafocais, onde corrigimos longe, intermediário e perto. Mas vale lembrar que cada paciente tem sua indicação e só pode ser avaliado junto ao seu médico cirurgião oftalmológico”, recomenda a médica.

@tatianaaquino.oftalmo