Artista em várias versões, Amaro da Conceição de Souza Júnior, conhecido como AMARØ, tem se jogado no mundo da música e se destacado como DJ. O campista, que tem 32 anos de idade e vem se apresentando em várias cidades do Rio de Janeiro e Espírito Santo, conta que além da profissão de jornalista, tem atuado como DJ e além disso, se aventurado no mundo da moda. “Sempre gostei de artes, sempre fui aberto a experimentar muitas coisas, e isso me move. Como DJ eu tento me aventurar também na moda, com a expressão corporal, acho que isso inclusive diferencia meu trabalho. Geralmente gosto de pensar e produzir um look específico para cada evento”, comenta Amaro.
DJ Amaro toca vários estilos e se intitula como um DJ open format. “Gosto de tocar vários estilos, sendo eles pop, pop-funk, eletrônico, house e tribal-house. Por ser um DJ mais conhecido por tocar pop, pop-funk, a maioria das festas que toco são voltadas para o público LGBTQIAPN+, porém, tenho conseguido expandir cada vez mais meu trabalho e alcançar novos públicos”, explica o DJ.
Sobre o início dessa jornada com a música, Amaro conta que começou a tocar em 2016, quando junto com um amigo produziu uma festa para o público LGBTQIAPN+ e que esse início veio junto com muitos desafios. “Na época, sem grana para contratar muitos DJs, baixei um programa (virtual DJ) e toquei para reduzir os custos. Para minha sorte, o pessoal curtiu a seleção de músicas e depois desse dia começaram a surgir convites para tocar em outras festas LGBT+, que outros amigos produziam. Eu percebi que poderia ser DJ quando toquei pela primeira vez mesmo, eu amei a sensação! No início eu fui aprendendo a tocar com outros amigos que já eram DJs, assistia muita coisa no YouTube também e em 2022, eu fiz um curso on-line com o Mateus Bruschi Basso, renomado na música eletrônica”.

Amaro enfatiza o seu amor por festas, diz que ama dançar e se divertir, e que na música encontra uma sensação de liberdade, de vida sendo vivida. “Me sinto vivo. E para além disso, você poder tocar outras pessoas, fazer com que elas se divirtam e esqueçam seus problemas por algumas horas é algo muito gostoso de fazer e sentir. É uma troca muito boa. Para mim, ser DJ e trabalhar com música traz sentido pra minha vida, traz energia, vontade de viver”, diz o jovem artista.
Além disso, a versatilidade artística de Amaro tem levado ele também para o mundo dos fashions films, produções onde ele explora bastante a moda e todas as possibilidades que roupas de diferentes gêneros podem oferecer. “Ser jornalista e ter trabalhado muito tempo com produção de TV e de eventos, também me traz uma certa bagagem para que eu possa explorar mais o audiovisual e entender a importância da construção dessa imagem, que me representa e também dá voz a uma comunidade, para além da minha apresentação nos eventos”, explica Amaro.
Sobre as novidades e os projetos futuros, Amaro tem estudado bastante o tribal-house, um gênero musical e diz que já tem alguns sets gravados, além de estar produzindo mais um, com o objetivo de ser lançado no final deste ano.
Os sets de Amaro podem ser conferidos no soundcloud.com/onlyamaro ou através do seu canal no youtube.com/@onlyamaro_ .
@onlyamaro
Fotos: Binho Dutra