E aí, você já parou para pensar o que você vê quando se olha no espelho? Muito mais do que beleza – e falarmos de beleza é algo tão relativo, o belo para uma pessoa pode não ter a mesma beleza para a outra – o que vemos no espelho vai muito além da estética, faz parte da autoimagem.
Para a Fisioterapeuta Pós-graduada em Dermato Funcional, Bárbara Caroline, que é CEO da Clínica que leva o seu nome, a autoimagem desempenha um papel crucial na percepção da própria beleza e na expressão da autenticidade. “Autoimagem é a percepção que uma pessoa tem de si mesma, incluindo sua aparência física, suas habilidades, suas qualidades pessoais e sua identidade. A autoimagem pode ser afetada por fatores internos (como autoestima e experiências pessoais) e externos (como a opinião dos outros e padrões sociais de beleza). Portanto, enquanto a beleza pode influenciar a autoimagem de alguém, a autoimagem vai além da aparência física e abrange uma visão mais completa de como a pessoa se vê e se valoriza”, detalha Bárbara Caroline.
Bárbara Caroline explica ainda que a beleza geralmente se refere a uma combinação de características físicas e traços estéticos que são considerados atraentes por uma sociedade ou cultura específica. A beleza pode ser influenciada por padrões culturais, históricos e individuais.
“Há pessoas que não se aceitam como são, esquecem a sua própria essência.
Uma autoimagem positiva não só melhora a percepção da própria beleza, mas também permite que a pessoa seja mais autêntica e verdadeira consigo mesma e com os outros. É preciso sabermos olhar de forma profunda para si mesmo, ir além da beleza”
A Fisioterapeuta elencou algumas maneiras pelas quais a autoimagem reflete na beleza e na autenticidade:
- Confiança: Uma autoimagem positiva aumenta a confiança, que muitas vezes é percebida como um componente importante da beleza. Pessoas confiantes tendem a ter uma postura melhor, um sorriso mais aberto e uma atitude mais positiva, o que pode torná-las mais atraentes.
- Cuidado Pessoal: Quem tem uma autoimagem positiva geralmente cuida melhor de si mesma, praticando bons hábitos de higiene, vestindo-se bem e mantendo-se saudável. Isso contribui para uma aparência mais bonita e saudável.
- Percepção dos Outros: A maneira como você se vê influência como os outros te veem. Uma autoimagem positiva pode levar a interações sociais mais positivas, onde a pessoa é vista de forma mais atraente e carismática.
- Aceitação: Uma autoimagem saudável envolve aceitar quem você é, incluindo suas imperfeições. Essa aceitação permite que você se apresente ao mundo de maneira genuína, sem tentar se encaixar em padrões ou expectativas externas.
- Expressão Pessoal: Quando você tem uma autoimagem positiva, sente-se mais à vontade para expressar sua verdadeira personalidade e estilo. Isso pode incluir escolhas de moda, hobbies e maneiras de se comunicar que refletem quem você realmente é.
- Resiliência: Uma autoimagem forte ajuda a manter a autenticidade, mesmo diante de críticas ou pressão para se conformar. A pessoa se sente segura em sua identidade e menos propensa a mudar para agradar os outros.
E aí, o que você vê quando se olha no espelho?!
@clinicabarbaracaroline