
Negócio por negócio não prospera por muito tempo. O óbvio, o mais fácil e prático geralmente são sedutores para quem quer empreender e tem muitos desafios e medos pela frente.
Abrir um negócio exige reflexão, estudo, planejamento e convicção pela ideia. Escolher uma ideia, um propósito, e ser fiel a ela, fiel mesmo, é a difícil tarefa que podemos chamar de branding. O branding é a capacidade de criar desigualdade em coisas aparentemente iguais, é também o ato de dar significado para oferecer liberdade ao cliente em fazer escolhas. O problema é que na realidade dos negócios, ali no dia a dia, o branding é exatamente o espaço entre o que você vê a sua empresa e o que o seu cliente entende que ela é. Esse hiato é o branding.
Apesar do branding não ser uma prioridade imediata na lista de sobrevivência de um empreendedor ou de uma marca, ele certamente está na lista de estratégias de desenvolvimento. Quanto mais cedo o empresário abraçar a ideia de branding, mais longe ele estará do naufrágio do seu investimento.
Do início, o branding vai te ajudar no processo de desenvolvimento do produto/serviço, na precificação e no direcionamento de público alvo. Porque o empresário quer dificultar pra ser diferente… e inovação não é isso. Se o ambiente disser uma coisa, o cardápio outra, a rede social outra, o atendimento outra e os preços outras, o restaurante não vai dar certo. No pequeno negócio, o branding consegue reduzir energia, custo e tentativa de erro. O branding faz você vender mais e melhor porque trabalha a fidelização da empresa com o cliente. Branding é o casamento com a sua ideia, e a partir daquele momento, o momento da decisão, se você se dispersar e se apaixonar por outras ideias vai dar tudo errado.
Branding é você e mais quatro pessoas remando num caiaque em direção ao outro lado do rio, se um parar de remar ou remar na direção contrária acabou o branding.
“Na realidade dos negócios, o branding é o espaço entre o que você vê a sua empresa e o que o seu cliente entende que ela é. Esse hiato, é o branding.”
Tarcísio Viana