GOLPES DIGITAIS: MAIS REAIS DO QUE NUNCA

Com o avanço das tecnologias e o aumento do uso de aplicativos e sites para fazer as movimentações financeiras, assim como de aplicativos de mensagens e emails para se comunicar e resolver todas as questões do dia a dia, o medo de cair num golpe digital está cada vez mais latente entre as pessoas. Crescendo em passos largos, os golpes digitais são aqueles nos quais o golpista tenta obter
vantagens sobre a vítima, num ambiente virtual.

A Unicred, instituição financeira cooperativa presente em Campos através da Regional Norte Lagos, conta com diversas iniciativas para conscientizar e ajudar os cooperados a se prevenir contra o crescente problema dos golpes digitais. Além de realizar postagens frequentemente em suas redes sociais, alertando e educando sobre o tema, a cooperativa também possui a Unicoop – Universidade Cooperativa Unicred, plataforma da Unicred com cursos e palestras de diversos temas.


Na plataforma, vários materiais estão disponíveis para os cooperados se informarem e aprenderem a se precaver contra golpes e fraudes. Segundo a Unicoop, os golpes envolvem estratégias enganosas para obter informações pessoais, financeiras ou confidenciais, com o objetivo de causar danos ou obter benefícios ilegais. “Esses golpes exploram a falta de conhecimento ou descuido das pessoas para enganá-las e prejudicá-las de diversas formas. Podem trazer danos morais e psicológicos às pessoas, e há ainda os danos dos dados pessoais sendo vazados.”

UNICRED ENSINA: PARA NÃO CAIR NUM GOLPE, É IMPORTANTE VERIFICAR:

Qual o assunto do email? Os criminosos cibernéticos usam a linha de assunto para chamar a
atenção e fazer com que você interaja com o resto do e-mail. Verifique se a linha de assunto coincide
com o conteúdo. É uma resposta a algo que você não solicitou? É uma mensagem encaminhada que
não se aplica a você? Você estava esperando essa mensagem?

Você conhece o remetente? Fique de olho em endereços de pessoas que você não conhece ou não esperava, erros ortográficos ou endereços que parecem um pouco fora do comum. Além disso, avalie mensagens enviadas em horários incomuns. Uma mensagem enviada às 3h, por exemplo, deve levantar um sinal de alerta.

A mensagem contém algum anexo? Muito cuidado! Anexos maliciosos podem infectar seu dispositivo. Se você conhece o remetente, entre em contato para confirmar se um anexo foi enviado e qual a sua finalidade.

Fique de olho em mensagens que não são direcionadas especificamente a você. Se elas criam um senso de urgência, agitação, ameaçam consequências negativas ou usam táticas de intimidação, pare e pense antes de clicar. As mensagens que apresentam erros ortográficos ou gramaticais também devem levantar um sinal de alerta.

Links inesperados ou estranhos podem conter programas maliciosos. Passe o mouse sobre os links para ver se o endereço é de um site diferente. Tenha cuidado com links que levam você a outra página para inserir credenciais. E cabe ressaltar que a Unicred não envia ou encaminha links.